quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

PRODUZINDO HISTÓRIA: Textos dos Alunos da Escola Cônego Emanuel Vasconcelos

O trabalho no sítio Campo Grande

No Campo Grande a grande maioria das pessoas dependem da agricultura e da pecuária para sobreviver. A criação de gado e um meio de sobrevivência para o povo tanto pela venda leite quanto para a fabricação de queijo de coalho.

A maioria sobrevive desse trabalho. Outra atividade é a agricultura, mas esta só pode ser feita de ano em ano por causa da estiagem. Quando começa a estiagem e o trabalho nos roçados acaba, as pessoas voltam a trabalhar na criação de gado.

Um círculo que parece não ter fim.

Luis José
8ª Série B

PEDRA FURADA



A Pedra Furada é muito antiga, tem registros que comprovam a sua antiguidade. A passagem de homens pré-históricos em nosso maravilhoso estado de Pernambuco, de povos indígenas, tudo isso mostra que a Pedra Furada é um lugar mágico e exuberante.

Por isso, é lógico que a Pedra Furada é muito visitada e merece ser chamada de “Maravilha de Pernambuco”.

Ayanne Karini e Nykaele
8ª Série B

Túnel do Tempo: Sobre o voto de cabresto...


Na política da “ troca de favores” da República Velha, os coronéis exigiam que as pessoas votassem nos candidatos indicados por eles.

Quem se negasse a votar nesses candidatos ficava sujeito á violência dos jagunços que trabalhavam nas fazendas (esses jagunços formavam grupos armados que perseguiam os inimigos do coronel).

Eles procuravam controlar o voto de cada eleitor, pois naquela época o voto era aberto e não secreto, por isso eles podiam pressionar o eleitor.

Para eleger seus candidatos os coronéis cometiam muitas fraudes, mudando documentos, as urnas eram violadas e roubavam também na contagem de votos.

Daniela Santos e Jaelson Vitor
8ª Série B
Professor Orientador: Emerson Luiz Galindo Almeida






Nenhum comentário: