FOLHA DA MANHÃ
INFORMATIVO DA ESCOLA CÔNEGO EMANUEL VASCONCELSOS / DEZEMBRO DE 2007
PESQUISA MOSTRA PREFERÊNCIA DOS JOVENS
Josivânia Barbosa
Luana Maria
Maiky Wanderley
8ª A
No que se referem à traição, os adolescentes entrevistados dizem nunca terem sido traídos. Segundo eles, para o relacionamento continuar sólido, deve haver entre os dois respeito e sinceridade. A traição só destrói.
Perguntamos as pessoas o que elas procuram em um relacionamento, a maioria dos jovens respondeu que é companheirismo e amor. Afirmam que não ficam com mais de uma pessoa em uma festa, ou balada já a minoria disse que sim e que não dá fora em ninguém acha que a palavra ficar é uma coisa de momento nada sério só apenas para passar o tempo.
Confira os dados:
Virou Notícia
ATÉ ONDE A VIOLÊNCIA VAI?
ABSURDO!!!!
Venturosense assassinado em via pública e a policia só
aparece depois de uma hora.
Quem presenciou o fato não tinha nada a fazer, a não ser, chamar a polícia, que, chega ao local depois de uma hora.
Ninguém protesta pela vida de um jovem de apenas 24 anos que lhe foi tirado covardemente, mas é assim; cada dia que passa a polícia fica mais incompetente.
A comunidade de Venturosa desde o dia 20/11/07 está espantada com esse fato; cada pessoa sente-se sem segurança e sem esperança. A cidade esta sombria.
Escrevemos para falar publicamente do nosso choque da nossa indignação, por um lado, e por outro lado, de nossa vergonha, da nossa tristeza enquanto cidadãos deste país moradores desta cidade onde tanta beleza tem se contrastado com tanta feiúra.
Dia 20 foi esse jovem, amanhã pode ser qualquer um de nós.
Dá para viver assim?
Jainny de Holanda
Julierme Porciano
Mariana Tenório
7ª A
De acordo com o gerente, além de o reservatório ser pequeno, levar cerca de duas horas para encher, não dar para abastecer toda a cidade.
Em nossa opinião, o problema só será resolvido quando for construído um novo reservatório de água que seja suficiente para abastecer toda a cidade.
Estamos esperando que a compesa tome as providências cabíveis. Porém pelo andar da carruagem, devemos esperar sentados.
Ana Paula Gurgel
Deyvison Barbosa
Hélio Júnior
7ª A
Maldita DROGA
A droga é uma substância que afeta o cérebro e modifica o funcionamento do organismo, pode causar um comportamento muito elevado até chegando a matar as pessoas.
Em todo o país, existem muitos usuários de drogas como maconha, cocaína, anfetaminas, loló LSD e etc.
O uso de substâncias químicas nocivas á saúde e que causam dependência vem se alastrando em nossa sociedade de forma agressiva.
As pessoas que as usam precisam de apoio emocional daqueles que o cercam e dos profissionais de saúde que atuam na área.
É coerente e prudente que todos sejamos voluntários na ajuda desses seres que, infelizmente, foram levados pela ilusão das drogas. Parece, sempre, que nada temos a fazer, mas, muitas vezes, a palavra certa na hora certa evita, faz cair na real, desmistifica os problemas e faz com que verifiquemos que a força e a coragem nos levam ao topo da montanha e sempre que queremos, verdadeiramente, uma coisa, ela se faz possível.
Porém, a família precisa estar sempre atenta, fazendo da informação e educação a aliada para que as crianças e adolescentes vejam que o dizer não às drogas não significa “caretice”, mas um grande amor pela VIDA.
Jonathan Ariel Mendes.
Atualmente, a educação tem apresentado grandes avanços, dentre eles podemos citar a inclusão da informática nas escolas, o que é de imensa importância, além de preparar o aluno para ser alguém no futuro, ainda educa para ser cidadão informado tecnologicamente. Infelizmente, existem alunos que não dão muito valor ao que se aprende na escola. Porém, pode-se perceber que atualmente, há certo interesse dos estudantes para com as aulas devido aos novos instrumentos que os professores estão utilizando.
São aulas em que o aluno pode trabalhar no computador e aprender a como utilizá-lo, e o mais importante é não ser obrigado a aprender, pois nossos professores procuram incentivar-nos a sentir vontade e entender que tudo que é ensinado será de fundamental importância para nossa formação profissional e até mesmo pessoal.
História da Capoeira: Como tudo começou.
No período da colonização, inicia-se o tráfico de escravos tráfico de escravos para a América; os negros eram aprisionados na África, trazidos, vendidos para o trabalho forçado em regime de completa escravidão. Para tornar o nosso rei negro escravo, os escravistas suprimiam sua cultura, sua alma e torturavam. Interessa apenas pelo corpo, sua força de trabalho. Esta situação desumana a que foi submetido o negro, não foi suficiente para suprimir sua condição de ser inteiro, de corpo e alma.
A capoeira nasce nesse período, dando ao capoeirista:
*Um sentido de nacionalidade; Individualidade, autoconfiança;
*Formavam grupos icesos;
*Formava jogadores ágeis e perigosos;
Os negros a criaram para utilizá-la como luta no momento preciso, para sua defesa e para nos instantes de folga se divertir, para relaxar do trabalho forçado, das torturas e das condições de escravos.
As perseguições iniciam-se, os senhores percebiam sua prática por vários motivos, nem sempre consciente em suas mentes.
Desde o seu início a capoeira foi perseguida, o capoeirista era considerado um marginal, um delinqüente, que a sociedade devia vigiá-lo e as leis penais enquadrá-lo e puni-lo. Foram séculos de perseguição até quase os dias de hoje.
Na década de 1930, se inicia um novo ciclo na história da capoeira, nesta época a situação do país não era nada boa, estávamos em pleno regime de forças, e dentre as leis penais, existia uma que considerava os capoeiristas como delinqüentes perigosos, a situação andava preta para os capoeiristas. Manuel dos Reis Machado, mestre Bimba, nesta época foi convidado pelo interventor federal na Bahia Juracy Montenegro Magalhães, a ir ao Palácio do Governo. Mestre Bimba ficou assustado, achou que seria preso. Para sua surpresa, o governador queria que se apresentasse com seus alunos para mostrar ‘a nossa herança cultural’ para amigos e autoridades no palácio do governo.
Em 09 de julho de 1937, o mestre Bimba consegue o registro de sua Academia, reconhecido pela secretaria de Educação, Saúde e Assistência Pública, primeira academia reconhecida no país. Inicia-se a ascensão sócio-cultural, a capoeira volta ao cenário cultural, está presente na música, nas artes plásticas, na literatura, nos palcos.
Termina a fase negra em sua história, onde a capoeira e todas as formas de manifestações culturais ficaram totalmente marginalizadas pela sociedade, a capoeira sobrevive, o negro preservou sua luta, e ao transformá-la fizeram-na brasileira.
De nada adiantaram as perseguições, devemos aos negros essa capacidade de resistência e luta de sobreviver em condições as mais duras e difíceis.
A capoeira nos dias de hoje, vem adquirindo maior número de adeptos de todas as raças e camadas sociais do Brasil e até de outros países. E é desses outros países que a capoeira, ganha projeção mundial por ser uma arte em rítimos e movimentos que exprime toda a criatividade de um povo que foi oprimido.
Com todo esse desenvolvimento, a sociedade ainda desconhece os verdadeiros valores e as contribuições que podem surgir do conhecimento e prática da Capoeira.
PEDRA FURADA: ORGULHO DE VENTUROSA
Em meio à paisagem semi-árida, esse monumento fica localizado em Venturosa e é o ponto turístico mais visitado na cidade. Neste mesmo lugar, nós encontramos muitas tocas que são como cavernas deslumbrantes, lá existiam figuras rupestres, mas com o tempo as pessoas escreveram em cima e elas foram desaparecendo.
Houve uma primeira votação, foram selecionados 20 pontos turísticos e, como era de se esperar a nossa Pedra Furada está entre eles.
Espera-se que a população venturosense contribua com seu voto para que ele fique entre as 7 Maravilhas de Pernambuco; se isso não acontecer, a culpa poderá ser dos venturosenses. O povo precisa votar, pois é um dos patrimônios da cidade, e merece ser reconhecida por Pernambuco.
Gabriella Chalegre.
8ª A
Minha região é Nordeste
Meu estado é Pernambuco
Nossa cidade é Venturosa
Vivemos com muito estudo.
Nossa terra é muito bagunçada
Mas ainda temos fé
Em darmos uma organizada.
Nossa cidade tem muita prostituição,
Mas tem gente que usa drogas
Para esquece as mágoas do coração.
Nossa cidade também tem coisas boas
Como os esforços das medicas
Para ajudar as pessoas.
É uma cidade pequena
Cheia de alegria
Com uma pitada de magia
Que só dá harmonia.
Afonso Costa
Davi Rone
Matheus Pereira
Sivaldo Américo
5ª B
Nossa Cidade
Nossa cidade e perfeita
Com a Pedra Furada.
Tem muitos rios e riachos
Que aos povos agrada.
Venturosa está sem água
O povo não quer ajudar
Quando a água acabar
Todo mundo vai chorar.
Samuel Alves
Francialle Araújo
Valéria Leite.
5ª B
Venturosa Querida
Eu amo minha cidade
Minha cidade querida
Eu quero morar nela
Pro resto da minha vida.
Minha cidade é boa
E vai cooperar
Para o aquecimento Global
Nunca chegar.
Venturosa está atoa
Por que as drogas
Está afetando as pessoas.
Maryane Galindo
Mikaele Almeida
ElâyneVaz
Fabíola Lyns
Josinete Barbosa
5ª B
Precisamos de comida para sobreviver.
Opiniões para combater a fome.
Batalha para solucionar esse grave problema.
Reerguer a cabeça e esperar por dias melhores.
Esperança de um dia viver bem.
Zelar por nossa vida.
Ah! Um dia ser feliz.
Garotas envolvidas
Agressão
Sem - saúde
Não use drogas!!!
Willians (desenho) 5ªA
Alane Gurgel;
Cilene Bezerra;
Tatiana Fernanda;
5ª A
Ediclécio Hugo Mendes - 8ªA
SETE ERROS
_Não gema.
_ Você leu meu livro amor perdi o cão?
_ Nunca pensei que fosse tão bom!
_ Gostou tanto assim?
_Claro. Curou totalmente minha insônia!
Piada da banana
_Macacos me mordam.
Piadas entre amigos
_ Sua mulher ajuda você a escolher suas roupas?
_ Não. Só revista.
O camarada mancando, ia atravessando a rua, quando foi colhido por um carro. Caído, gritava para retirar sua perna de pau debaixo da roda.
_ Teve sorte, amigo. Foi a perna de pau...
_ A de pau é jacarandá e vale muito!
José Amaury
7ª A
Nenhum comentário:
Postar um comentário