domingo, 12 de abril de 2009

Dia da Consciencia Negra na ECEV

O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 pelo projeto lei número 10.639. Foi escolhido o dia de 20 de novembro, pois neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Essa data serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação de nossa sociedade. Sendo assim comemoramos em 2008 essa importante data. Seguem as imagens das atividades e apresentações realizadas pelos professores e alunos da ECEV.


Alunos da 8ª Série recitando o poema Navio Negreiro de Castro Alves

Alunos da 6ª Série cantando a música Carinhoso de Pixinguinha

Professor de Capoeira e o professor Willian relataram a história da Capoeira
Apresentação do Grupo de Capoeira Negro Fujão

Grupo de Dança da Escola Cônego

Apresentação teatral abordando a temática do Racismo

Após discurso, o professor Cícero Jacinto é homenageado pela escola

Denise Maria, Amilton, Zenivane, Rozely e Dinha: Jurados do Concurso Beleza Negra

Desfilando os alunos: Jean Carlos, Jorge Luis, Anderson e Jeferson


Anderson e Jean mostram que têm orgulho de ser Negro

Conceição premiando o vencedor Jean Carlos



Alunas da escola desfilando o seu charme

O Diretor César apresenta a 2º lugar no concurso: Maria Aparecida

A professora Silvaneide premiando Cristina
vencedora do Concurso Beleza Negra da E.C.E.V.
Alunos da Escola Cônego Emanuel Vasconcelos














































sábado, 4 de abril de 2009

Rastreando pistas – Por quê a principal praça de nossa cidade chama-se Capitão Justino Justino Alves?



A praça, enquanto logradouro público, está presente em nossa cultura desde os primeiros anos de nossa colonização (...) ela contém os sinais, impressões do seu passado, as lutas de uma comunidade (Marx:1982). Em Venturosa temos várias praças, a mais bela e também muito freqüentada, chama-se Capitão Justino Alves. Mas quem foi Justino Alves? Por que ele tem seu nome numa praça e na principal avenida de nossa cidade? Através de uma pesquisa histórica com “construção da história do lugar” os alunos da 8ª série puderam responder a essa pergunta, eles fizeram uso da oralidade, entrevistando o senhor Albino Bezerra de Vasconcelos. ( Foto abaixo)
Vejamos os comentários feitos pelos alunos Cícero Patrício e Fernando Leite após a conversa:


"Justino Alves foi uma pessoa que lutou muito por Venturosa, e foi um dos responsáveis por Venturosa se tornar um município em 29 de março de 1962 . A rua capitão Justino Alves foi uma homenagem de Justino ao seu pai. Por ter sido uma pessoa que lutou por nosso município, a principal praça da cidade levou o seu nome, Justino Alves foi responsável pela associação de produtores de leite de Venturosa, que originou a antiga CILPE e pela criação do açude que temos na cidade, ele foi o primeiro deputado de Venturosa e prefeito das cidades da Pedra e Buique. Ele também foi responsável pela mudança do nome Boa Sorte para Venturosa, Justino morou no Barbado, faleceu muito velho em Recife e foi enterrado em Venturosa, foi casado duas vezes e o hospital da cidade levou o nome de uma de suas esposas."
(Cícero Patrício)

"O senhor Albino falou que Justino Alves teve o seu nome na praça porque ele foi o deputado que ajudou Venturosa a se tornar município. Ele desenvolveu o projeto para construção do cemitério da cidade e da Igreja Velha, e por isso quando seu Albino foi prefeito enviou um projeto pra câmera de vereadores para colocar o nome dele na praça mais freqüentada de Venturosa. " ( Fernando Leite)

Trabalho orientado pela professora Denise Valerio