terça-feira, 14 de julho de 2009

Projeto Recicl@rte- Alunos reciclam garrafas

Sabendo da importância da reciclagem para minimizar os problemas
causados pelo lixo ao meio ambiente, a professora de Geografia Rozely,
que também dá aula de Artes, iniciou com seus alunos um trabalho
artesanal de reciclagem de garrafas Pet.Elas serão transformadas em
lindos vasos decorativos como este que você acabou de ver.

Alunos da IV FAse D

A professora Rozely e alunos


Projeto Recicl@rte- Entrevista com o Secretário de Obras


Com a orientação da professora Zenivanne, os alunos da 7ª Sérieentrevistaram o responsável pela coleta do lixo em nosso município,o Secretário de Obras Genivaldo Bernadino Alves. Confira:
Alunos: Fale um pouco sobre o seu trabalho em nosso município:
Secretário: Eu com secretário de obras tenho uma missão grande, pois tenho que ficar ligado nas fiscalizações e construções.
Alunos: Como é realizada a coleta do lixo em nossa cidade:
Secretário: A coleta é feita com três carros todos os dias, o recolhimento é colocado no lixão.
Alunos: O senhor acha ideal colocar o lixo nos lixões:
Secretário: Sim , pois a maioria das cidades tem lixões, porém temos a intenção de melhorar o destino do lixo como por exemplo com uma fábrica de reciclagem, ou seja com coleta e separação dos resíduos.
Alunos: Qual é a quantidade aproximada de lixo recolhida pela prefeitura?
Secretário: Em média sete toneladas por dia.
Alunos:O município desenvolve coleta seletiva? Porque?
Secretário: Não, pois não temos ainda uma estrutura, mas temos a intenção de logo mais termos uma coleta seletiva.
Alunos: O senhor acha importante a reciclagem de material:
Secretário: Sim, pois é de extrema importancia para o nosso meio ambiente, temos projeto de implantar isso em nosso município.
Os Alunos Alex Tenório, Rodrigo Chavier e Walisson Ameida entrevistaram o Secretário de Agriultura e Meio Ambiente Fernando Valério. Assim como o secretário de Obras ele afirmou achar correto depositar o lixo em lixões e defendeu também a implantação de um projeto visando a realização da coleta seletiva em nosso município, permitindo uma melhor conservação de nossa cidade.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Projeto Recicl@rte - Entrevista


Os alunos da IV Fase A junto com a professora Lurdinha entrevistaram o senhor Manoel Orlando dos Santos, uma das quatro pessoas que trabalham recolhendo lixo reciclável em nossa cidade. Vejam o que ele nos disse:

" Acordo as cinco horas da manhã para catar papel, garrafas, etc. ai eu vendo para um homem em Garanhuns(...)não recebo apoio nenhum da prefeitura, mas com o dinheiro que ganho dá pra ajudar nas despesas de casa, lá tem seis pessoas morando".

Seu Manoel não sabia o que era coleta seletiva, mas logo ficou sabendo.Ele afirmou que seria muito importante que a cidade tivesse lixeiras para a coleta seletiva, pois ajudaria no seu trabalho e na preservação do meio ambiente.


A direita o senhor Eliel Valério, motorista que transporta lixo na Cidade, ele informou que diariamente são recolhidos quatro caminhões de lixo em Venturosa.

Projeto Recicl@rte-Alunos visitam o Lixão da Cidade

Depois de debaterem com a professora de Ciências Dinay sobre o problema o Lixo no meio urbano, os alunos do 7° Ano foram ao Lixão da Cidade, localizado a 6 Km do nosso município.


No local os alunos encontraram moradores da cidade que trabalham
recolhendo lixo reciclável. Um deles deixou-se fotografar.

O Aluno Matheus descreveu sua impressão: (...) Eu achei muito interessante o nosso passeio no Lixão de Venturosa, porquê alí eu pude ver como é tratado o nosso lixo,aquele ambiente não é agradável, porque o lixo fica exposto já qu não teos aterro sanitário(...) Pude ver também pessoas que trabalham separando o lixo para vender, elas não tinham auxílio luvas ou botas.Gostei muit da viajem.







Projeto Recicl@rte - Alunos facilitam seu trabalho...


Após realizarem uma pesquisa na Internet sobre os problemas ambientais causados pelo lixo, os alunos do 8º ano produziram textos narrativos sob a orientação da pofessora de Língua Portuguesa Necy. Eles realizaram a atividadede facilitada pois utilizaram o editor de texto Word, que possui importantes ferramentas, dentre elas um corretor ortográfico. Os textos produzidos foram enviados por email para o professor de Geografia. É a tecnologia servindo a educação!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Projeto Recicl@rte


O problema do lixo e a necessidade de preservação do meio ambiente se enquadram como uma questão importante do cotidiano. A reciclagem de materiais surge como uma das principais maneiras de ajudar a solucionar este problema, pois cerca de 35% do lixo é composto por materiais que poderiam ser reciclados ou reaproveitados.

Diante dessa problemática a E.C.E.V. está desenvolvendo o Projeto Recicl@rte com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar através de um processo educativo que demonstre as vantagens e importância da reciclagem para a preparação de uma cidade sustentável e para melhoria na qualidade do meio ambiente.

As principais ações do projeto serão registradas aqui no blog, visite-nos!

domingo, 12 de abril de 2009

Dia da Consciencia Negra na ECEV

O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003 pelo projeto lei número 10.639. Foi escolhido o dia de 20 de novembro, pois neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Essa data serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação de nossa sociedade. Sendo assim comemoramos em 2008 essa importante data. Seguem as imagens das atividades e apresentações realizadas pelos professores e alunos da ECEV.


Alunos da 8ª Série recitando o poema Navio Negreiro de Castro Alves

Alunos da 6ª Série cantando a música Carinhoso de Pixinguinha

Professor de Capoeira e o professor Willian relataram a história da Capoeira
Apresentação do Grupo de Capoeira Negro Fujão

Grupo de Dança da Escola Cônego

Apresentação teatral abordando a temática do Racismo

Após discurso, o professor Cícero Jacinto é homenageado pela escola

Denise Maria, Amilton, Zenivane, Rozely e Dinha: Jurados do Concurso Beleza Negra

Desfilando os alunos: Jean Carlos, Jorge Luis, Anderson e Jeferson


Anderson e Jean mostram que têm orgulho de ser Negro

Conceição premiando o vencedor Jean Carlos



Alunas da escola desfilando o seu charme

O Diretor César apresenta a 2º lugar no concurso: Maria Aparecida

A professora Silvaneide premiando Cristina
vencedora do Concurso Beleza Negra da E.C.E.V.
Alunos da Escola Cônego Emanuel Vasconcelos














































sábado, 4 de abril de 2009

Rastreando pistas – Por quê a principal praça de nossa cidade chama-se Capitão Justino Justino Alves?



A praça, enquanto logradouro público, está presente em nossa cultura desde os primeiros anos de nossa colonização (...) ela contém os sinais, impressões do seu passado, as lutas de uma comunidade (Marx:1982). Em Venturosa temos várias praças, a mais bela e também muito freqüentada, chama-se Capitão Justino Alves. Mas quem foi Justino Alves? Por que ele tem seu nome numa praça e na principal avenida de nossa cidade? Através de uma pesquisa histórica com “construção da história do lugar” os alunos da 8ª série puderam responder a essa pergunta, eles fizeram uso da oralidade, entrevistando o senhor Albino Bezerra de Vasconcelos. ( Foto abaixo)
Vejamos os comentários feitos pelos alunos Cícero Patrício e Fernando Leite após a conversa:


"Justino Alves foi uma pessoa que lutou muito por Venturosa, e foi um dos responsáveis por Venturosa se tornar um município em 29 de março de 1962 . A rua capitão Justino Alves foi uma homenagem de Justino ao seu pai. Por ter sido uma pessoa que lutou por nosso município, a principal praça da cidade levou o seu nome, Justino Alves foi responsável pela associação de produtores de leite de Venturosa, que originou a antiga CILPE e pela criação do açude que temos na cidade, ele foi o primeiro deputado de Venturosa e prefeito das cidades da Pedra e Buique. Ele também foi responsável pela mudança do nome Boa Sorte para Venturosa, Justino morou no Barbado, faleceu muito velho em Recife e foi enterrado em Venturosa, foi casado duas vezes e o hospital da cidade levou o nome de uma de suas esposas."
(Cícero Patrício)

"O senhor Albino falou que Justino Alves teve o seu nome na praça porque ele foi o deputado que ajudou Venturosa a se tornar município. Ele desenvolveu o projeto para construção do cemitério da cidade e da Igreja Velha, e por isso quando seu Albino foi prefeito enviou um projeto pra câmera de vereadores para colocar o nome dele na praça mais freqüentada de Venturosa. " ( Fernando Leite)

Trabalho orientado pela professora Denise Valerio