ACONTECIMENTOS DA SALA DE AULA
Acreditamos que a roupa adequada para o aluno vir para a sala de aula tem que ser composta. Para os alunos não virem com alguma roupa inadequada deve se exigir o uniforme da escola e se vier com outra o responsável da escola tem que proibir a entrada na escola, porque a escola é lugar de respeito, por isso nós achamos que o responsável tem que ver como as alunas se comporta e como elas estão vindo para a escola e tomar as providências para que isso não aconteça.
O desrespeito é causado por causa da má educação dos pais que não souberam educar seus filhos e também porque eles vêem os outros alunos xingar seus colegas e professores de forma maldosa como, por exemplo: dizer que seus colegas são chatos, feios, burros, gordos, gays, negros. Isso é por causa da educação que eles adquiriram dentro e fora de casa, nós devemos ter respeito pelas pessoas que convivemos, devemos sempre respeitar nossos amigos e amá-los.
Muitas pessoas têm interesse em estudar, mas outras não têm, o interesse é muito pouco da parte dos jovens, outras pessoas mais adultas vem realmente com interesse em estudar. Tem gente que se esforça bastante e cuida da casa, vem cansado para escola quando chega na sala de aula tem uns moleques que vem só para bagunçar. Na nossa opinião, essas pessoas que não querem estudar não deveriam fazer nem as matrículas, deveriam deixar a oportunidade para quem realmente quer estudar e tem interesse. Os alunos sempre saem no meio da aula, perdem assunto importante de prova e depois ficam se lamentando e xingando o professor que não tem culpa, porque nem obriga a ficar na sala de aula e nem manda ir embora, todo mundo faz o que quer não é obrigado a nada.
Tem professor que não sabe falar com os alunos quando eles perguntam algo que querem saber, responde mal. Se não sabe falar com outras pessoas para que estudou para ser professor? Alguns professores dizem que é por causa dos problemas, mas isso não é motivo para criticar um aluno que pediu uma informação a ele. Deve-se saber falar com as pessoas, pois ninguém é saco de pancada dos professores. Só porque é um professor pensa que todos vão respeitá-lo sem ele respeitar ninguém. Se fosse para a gente vim para escola sabendo para que estudar? Se vier para escola é para estudar e não para ser criticado porque não sei falar direito ou escrever tudo sem poder pergunta nada. Se perguntar vem com quatro pedras na mão. Quando faço diz que está errado, que não sabe o que estou fazendo naquela serie, mas se não sei é o professor que tem que me ensinar, é por isso que vim para escola.
A sala de aula é como nossa casa e muitas pessoas destroem, não sabem valorizar os materiais que nela tem, eles quebram cadeiras, riscam paredes, riscam cadeiras, muitos dos alunos não sabem valorizar o que é de todos nós, eles não pensam que não é só deles, que todo ano que passa, passa a ser de outros alunos, outros alunos a utilizam; mesa, cadeira etc...
Nós achamos que á sala de aula é a nossa segunda casa, por isso que agente tem que cuidar e acima de tudo valorizar, porque tem muitas outras escolas que faltam cadeiras e não tem, porque muito aluno destrói, por isso temos que pensar muito antes de cometer esse erro, temos que pensar nas outras pessoas que ano que vem vão precisar de uma para poder sentar-se e estudar da mesma forma que agente está agora, porque todos nós estudantes precisamos de uma cadeira para nos sentar, por isso que temos que pensar e valorizar a nossa escola e a sala de aula.
Todas as pessoas são diferentes, não são iguais, mas as pessoas que se acham mais bonitas pensam que podem tirar sarro dos outros só porque é mais bonita, pode inventar apelidos. Por exemplo: formigona, escravo, flores Valdo, cabeção. Esses exemplos são os que mais conheço, vivo com eles no dia a dia. Eu mesmo gosto de colocar apelido, porque eu sou apelidado, mas tem pessoas que não gosta de ser apelidado. Esses apelidos causam brigas, porque tem pessoas que não se conformam em ser apelidado. Como podemos nos proteger de apelidos? Botando também apelido ou procurar a segunda opção, que é conversar sério com a pessoa que está lhe ofendendo e dizer que não gosta desse tipo de brincadeira. Essas são as opções que você pode seguir.
A distração na sala de aula é um problema, qualquer coisa que acontece na sala os alunos se distrai como brincadeiras na sala, conversas, pensamento longe, namoro, festas, trabalho etc. Isso prejudica no estudo atrapalha muito mais quando perceberem vai ser tarde vão ver que não pode chorar pelo leite derramado.
NERIANE E LUANA IV “B”
Em primeiro lugar, a convivência entre professor e aluno, às vezes, è muito boa, pois eles se entendem e o professor tem mais prazer de ensinar sua turma e os alunos aprendem mais e gostam de aprender com seus professores. O clima muitas vezes se torna chato por conta de brigas de alunos não interessados em estudar e sim em bagunçar e gera intrigas em sala de aula entre os colegas, que era para estarem prestando atenção no que seus professores dizem e explicam, o que às vezes achamos chatos, mas faz parte do nosso caminho que nós temos a trilhar até chegar onde queremos e sonhamos para o nosso futuro. Quando chegamos na escola nosso dever e vim aprender, tem alunos que vem para isso, mas outros não querem nada com a vida, só querem curti a vida como, por exemplo: beber, se prostituir, não sabendo eles que essa vida de farra um dia vai acabar, pois um dia muito em breve estarão sem dinheiro e sem amigos, pois aqueles muitos amigos que eles tinham só estavam com eles por causa do dinheiro. Finalizando, respeite seu professor e o valorize, pois ele quer o melhor para você. Professor também valorize seu aluno, pois ele pode se tornar um grande amigo seu. Obrigado, professores por nos ajudar nas horas que mais precisamos.
A sala de aula deveria ser a nossa segunda casa e as pessoas que nela convivem deveriam se ver como uma família. E, no entanto, dificilmente isso acontece. Ao longo dos meses é possível que surjam algumas amizades; mas também se desenvolve muita inimizade, o que é muito triste, pois as pessoas deveriam ter mais amor pelo próximo. Provavelmente, isso acontece porque são pessoas que vem de educação diferentes e com base familiar, às vezes, desestruturadas, e por isso descarregam suas frustrações em seus colegas de sala de aula. Seria tão legal que todos se ajudassem, se respeitassem, convivesse com amor e união. Só assim a vinda para a escola deixaria de ser para muitos um sacrifício, e passaria a ser algumas horas prazerosas entre amigos. Pense nisso e comece a fazer sua parte! Eu procuro fazer a minha sempre, pois dando bons exemplos quem sabe conseguiremos mudar esse quadro tão desagradável e triste.
A bagunça na sala de aula é freqüente em todas as escolas, os alunos gostam muito de conversar, principalmente nas horas da explicação, muitos não têm respeito pelos professores e acham que não têm professor na sala. Exemplo de alunos mal comportados: eles ficam se batendo o tempo todo nunca prestam atenção à explicação, no fim, eles acabam tirando a atenção dos outros que querem estudar, o professor sempre reclama, mas não adianta, só tem jeito se os expulsarem da sala de aula, assim é que os outros vão conseguir estudar.
Na sala de aula sempre rola uma boa fofoca, porque os adolescentes sempre estão por dentro das novidades que acontece no dia a dia dos amigos e principalmente das inimizades que quase todos adolescentes têm na sala de aula, sempre na sala de aula existe alguém chato que quer ser mais do que os outros e por isso os outros alunos ficam fofocando dizendo que aquela pessoa é chata e metida e assim todos ficam fofocando da pessoa por ela ser a mala-sem-alça da sala e por ai vai saindo outras fofocas.
Hoje em dia, é comum na sala de aula ter pessoas que sofrem preconceito, como pessoas de cor diferente: negras, pardas etc. Pessoas magras e gordas, homossexual, pessoas pobres. Todas sofrem preconceito no dia a dia e é na escola que tem mais preconceito. Devemos respeitar todas as pessoas como elas são.
Tem Muita gente que não sabe o que é educação e pensa que é só chegar na sala de aula e entrar sem pedir permissão, muitos alunos desrespeitam os professores, ficam falando quando eles estão explicando e quando os professores vão reclamar eles ainda xingam os professores. Muito deles não respeitam uns aos outros, ficam falando um do outro, porque que eles não têm educação e acham que os professores têm a obrigação de estar escutando a sua falta de educação, eles não têm consciência dos seus atos e agem como crianças.
O barulho na sala de aula atrapalha a concentração dos alunos e a aprendizagem. Com o barulho tem aluno que até perde a vontade de estudar, às vezes, desiste de estudar. O aluno que faz barulho acaba prejudicando os outros e a ele mesmo. A sala de aula é lugar de estudar e não de barulho e sim de muita concentração, barulho só no recreio, ai podem brincar a vontade. Por isso, nós somos contra o barulho na aula, essa é a nossa opinião e dos alunos que gostam de estudar. Quem faz barulho é porque não está nem aí para a vida. Quem vai para sala de aula pensando em só fazer barulho é melhor não ir e pensar bem o que quer da vida.
Há alunos que não têm educação na sala de aula, falta com respeito ao professor, não quer saber de estudar, só de bagunçar na hora de estudar, não faz nada e não deixa os colegas fazerem as atividades da sala de aula, porque pensam que não precisam de estudo e acham que o professor está errado em reclamar com ele, que só ele está certo e o professor errado, o que é um erro, porque tudo o que eles dizem a nosso favor ou contra é para o nosso bem. Então, a educação do aluno deve começar em casa e ser aprimorada na escola.
PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS.
ORIENTAÇÃO: PROFESSORA CÍNTHIA